Historial

Decorria o ano de 2007, quando sete amigos (Luis Santana, João Dias, Nelson Santos, Vítor Catambas, Carlos Merino, Carlos Bilro e Daniel Cochicho) começaram a dar umas voltinhas de Bicicleta Todo o Terreno (BTT). Estas voltinhas aconteciam aos Domingos, primeiro para explorar a área envolvente à cidade de Estremoz e depois a procurar novos caminhos em zonas mais afastadas, nomeadamente percorrendo e explorando a Serra D’Ossa.

Rapidamente estas voltinhas de todo o terreno tornaram-se num hábito dos Domingos de manhã. De repente tínhamos um pretexto para estar com os amigos que não víamos durante a semana, para descontrair do dia-a-dia profissional, para relatar as aventuras de Sábado à noite, para discutir a má arbitragem nos jogos do fim de semana…enfim, tínhamos trocado a mesa de café pelas bicicletas. As voltinhas eram um sucesso! A prova disso mesmo era os esforços que o pessoal fazia para estar presente nas voltinhas ao Domingo de manhã depois das noites de Sábado duríssimas…
Ainda em 2007 acontece a estreia em eventos de BTT, e como não podia deixar de ser foi na maratona da cidade de Estremoz. O bichinho do BTT começava a instalar-se…

Depressa as conversas destes sete amigos sobre bicicletas, trilhos, os empenos físicos que se apanhavam, quedas, sobre a paródia que eram estas voltinhas, depressa começaram a circular e a estes aventureiros começaram a juntar-se mais amigos comuns. O grupo começava a crescer…
Com o passar do tempo mais pessoal se ia juntando. O grupo evoluía naturalmente. Mas a evolução não se ficou pelo aumento do número de pessoas, foi também ele técnico, alguns começaram a melhorar as suas bicicletas, outros investiram em novas bicicletas buscando outra performance. Agora a conversa era alargada a quadros, suspensões, travões, pneus, etc.

A participação em eventos de BTT, principalmente no Alentejo, passou a acontecer com maior regularidade. É da participação nestes eventos que constatamos que os outros grupos tinham o seu próprio equipamento. Também nós precisávamos de uma identificação, até então cada um tratava do seu próprio equipamento. Precisávamos de um equipamento, precisávamos de um nome…

 

O nome Sobe e Desce Team acaba por surgir um pouco em virtude dos trilhos que percorremos pelo nosso cenário preferido, a Serra D’Ossa! Pois na serra que faz mossa não há muitas alternativas, ou se sobe ou se desce. Assim em 2008 criamos o nosso equipamento, optando pelas cores azul, laranja e branco como cores principais. A criação do equipamento, só foi possível através da angariação de alguns patrocínios e dos próprios elementos do grupo. A estreia deste equipamento simbolicamente fazia a transição de grupo de amigos para um grupo de BTT.

O próximo passo que se seguiu foi testar a capacidade organizativa e mobilizadora do grupo. Baseados na experiência adquirida pela participação em eventos do género, avançamos para o primeiro evento organizado pelo nosso grupo, um passeio nocturno, em Junho de 2008. A partir desta data temos vindo todos os anos a promover/organizar eventos associados à prática do BTT, dos quais se destacam:

– Junho 2008 – Passeio Nocturno

– Maio de 2009 – Passeio Cidade de Estremoz

– Abril de 2010 – 5ª Maratona Cidade de Estremoz

– Dezembro de 2010 – 1º Raid BTT Ganhões

– Abril de 2011 – Estremoz Bike 2011

A evolução do grupo continuava a todos os níveis, e o constante aparecimento de novos elementos, a definição de objectivos que passavam pela organização de eventos, o fomentar o gosto pela utilização da bicicleta, a divulgação da cidade de Estremoz, começou a criar a necessidade de termos uma estrutura formal que permitisse suportar estes objectivos. Muito tinha mudado desde a primeira voltinha de bicicleta…

 

Assim, e com muita dedicação à causa, criámos a 19 de Agosto de 2009 a ASSOCIAÇÃO BTTMOZ – SDT, continuando no entanto a utilizar o já carismático “Sobe e Desce Team”. Estavam assim lançadas as bases para o que é hoje a nossa associação/grupo e para a continuação da sua evolução para os próximos anos.

Assim nasceu a ASSOCIAÇÃO BTTMOZ – SDT, por todos conhecidos por SOBE E DESCE TEAM.

A associação conta hoje em dia com 50 associados; tem presenças em centenas de eventos associados ao BTT de norte a sul do país, divulgando o nome da Cidade de Estremoz; e conta no seu currículo com várias organizações de eventos desportivos, sendo o de maior destaque o ESTREMOZ BIKE 2011 onde estiveram presente cerca mil participantes, e com uma logística organizativa complexa, e da qual nos orgulhamos de ter conseguido realizar com sucesso.
Acreditamos, que com base no espírito de grupo e camaradagem que nos caracteriza, temos vindo a desenvolver um trabalho de qualidade, sério, e de excelentes relações com todos (clubes, associações, grupos, entidades públicas, etc.), com quem nos temos cruzado. Sentimos que, no âmbito daqueles que são os objectivos da associação, somos uma referência no nosso concelho, e queremos continuar a sê-lo.